quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Um Velho Clichê


Por Mário Oliveira

Por algum tempo fiquei pensando que assunto pautar na minha matéria de estreia deste blog. Achei que deveria fugir um pouco do meu lugar comum, o futebol, queria escrever sobre a programação do SESC, um show legal de se ver ou um bom filme.

Até cheguei a pensar que futebol seria a melhor saída mesmo, afinal o público deste blog ainda está centralizado em Recife, quem iria se interessar pelo SESC-SP? Confesso que pouco fiz ainda a respeito da divulgação deste espaço entre os meus. Mesmo assim me remoia, não queria falar de futebol, ultimamente só escrevo sobre isso, é quase um clichê.

Eis que os deuses da bola me presenteiam com dois jogos dos quais, como amante do esporte bretão não poderia me abster. Foram eles, o todo poderoso Barcelona contra o atual campeão russo, mas nem por isso intimidador, Rubin Kazam e um clássico do futebol mundial, e mesmo assim tão surpreendente quanto o primeiro, Real Madrid versus Milan.

A Champions League é realmente um campeonato diferenciado, sem babação aos europeus, é claro que há os jogos 0 a 0 que dá até raiva de assistir, mas são exceções, você tem até dificuldade em escolher os jogos que irá ver nesse campeonato.

Com a graça destes deuses consegui me arranjar e assistir aos dois jogos já citados, é verdade que perdi os primeiros 20 minutos de cada, minutos estes que ouvia os jogos no rádio, aproveitando o embalo, parabéns a ESPN que transmite esses jogos via rádio, popularizando ainda mais o esporte mais popular do mundo em dias em que o rádio está cada vez mais pobre, de tudo.

E foi pelo radinho que ouvi o “pombo sem asa” russo cantar na gaveta catalã, um golaço, uma grande surpresa. Cheguei em casa e assisti ao resto da partida, vi o Barça pressionar e o Rubin se fechar com grande inteligência, vi um sueco que joga demais e que não estará na África do Sul em 2010 empatar com um chute cruzado, simples, o que um atacante deve fazer mas poucos fazem. Vi um contra-ataque perfeito que resultou em um Nou Camp silencioso. Vi uma grande zebra na Catalunha, uma zebra que aos poucos vai se mostrando nem tão zebra assim, explico.

Nesse grupo eram favas dadas a classificação de Barcelona e Inter de Milão, após metade dos jogos o Barça aparece com 4 pontos, mesmo número do Rubin Kazam e do Dínamo de Kiev, a lanterna está com os atuais tetra campeões italianos, sendo que os dois favoritos jogam como visitantes duas vezes.

Achei que isso já seria surpresa demais, mas no dia seguinte...

O Milan que segundo a imprensa internacional está em crise, com Leonardo balançando no comando e Ronaldinho não sendo nem sombra do que já foi antes, simplesmente esmagou o Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu. Vitória contundente, mesmo com uma falha bisonha do sempre calmo Dida, com dois gols de Pato e um tirambaço de longe, bem longe do genial Pirlo, gol que incendiou o jogo que se encaminhava para um jogo sem grandes emoções.

Desse jogo posso dizer duas coisas: Seedorf e Pirlo jogam demais, são gênios e Kaká estava certo, o Milan não esta em crise, basta jogar.

Enfim, o futebol continua me dando grandes alegrias, um velho clichê.


(foto: Gazzetta dello Sport)

Um comentário:

  1. Assisti ao jogo Real Madrid 2 x 3 Milan, clássico mundial que pra quem gosta de futebol e não assitiu, perdeu um grande jogo com 5 gols.

    Fica difícil falar qual dos dois é mais time. No time do Milan falta qualidade dos laterais pra chegar junto apoiando o ataque, mas a escola Italiana de Futebol pelo que a gente vê é isso Retranca em primeiro lugar. Em compensação Pato, Ronaldinho Gaúcho, Seedorf, Pirlo jogadores de muita qualidade. Falando em Lateral Marcelo do Real era pra tá na seleção sem dúvida.

    Muito bom o jogo, principalmente o segundo tempo, e ainda bem que o juiz não conseguiu (ele tentou) CAGAR o jogo, deixou de marcar um penalty claro pro Real Madrid no primeiro tempo mas em compensação anulou um gol legítimo do Milan no segundo tempo, ficou elas por elas. Jogaço!

    ResponderExcluir