terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sonzinho Pra Começar Bem o Ano


Rapaziada, estava com saudades de escrever aqui, este blog realmente me trouxe de volta o prazer em escrever.

Como primeiro post com algum assunto do ano, nada melhor do que um bom som para se escutar e relaxar, se for um reggaezinho então...

Esta dica vale tanto para os recifenses como para os paulistas, e vai com alguma antecedência para depois ninguém ficar falando que não sabia.

No dia 23 de janeiro, vocês do Nordeste vão poder conferir o 1° Recife Sunsplash Reggae Music Festival, que vai acontecer no Chevrolet Hall. O Festival terá as participações internacionais do bom Alpha Blondy e da lendária banda The Wailers, que ainda conta com os remanescentes Junior Marvin e Al Anderson da época de Bob Marley, o repertório é sem comentários. Dos brasucas vocês vão poder curtir a banda N’Zambi, que já abriu shows para gente grande como Ponto de Equilíbrio e Tribo de Jah, e Manga Rosa, que abriu para o Groundation quando eles estiveram por ai no Espaço Arena em 2007.

Infelizmente estou sem áudio no computador há algum tempo e não consegui ouvir estas duas bandas brasileiras das quais eu desconhecia. Mas fui buscar referências: a N’Zambi parece que toca músicas próprias,então não há como avaliar sem ouvir, já a Manga Rosa me parece muito bem recomendada, toca desde músicas do Pink Floyd em ritmo de reggae até The Skatalites e Ernest Ranglin, que para quem não conhece é um monstro da música jamaicana, muito bom mesmo.

Se os sons dessas bandas forem tão bons como o nome do evento já terá valido a pena. Sunsplash é um tradicional festival jamaicano que teve seu auge nos anos 1970 e 80. Você fã do reggae procure por vídeos no google e vai achar grandes shows como Third World, Toots & The Maytals, Steel Pulse e Culture.

Mais uma vez me prolongo mais do que gostaria e quase me esqueço dos paulistas.
É que pra estas bandas já foi dito a maior parte. É que os astros do reggae internacional que tocarão em Recife estão em turnê no Brasil, depois do Nordeste, onde devem tocar em outras localidades também, eles vêm descendo a costa e chegam a Sampa para tocar no dia 31 no Credicard Hall. Há um show também na Via Funchal no dia 27, mas neste eu não tenho informações de que Alpha Blondy estará junto.

Os The Wailers já estão vindo de maneira mais assídua ao Brasil, isso é bom porque pode fazer com que outros grandes nome do reggae também venham, como foi o caso do Groundation e da Dezarie, basta o público brasileiro corresponder. Me lembro de ter ido a um show em 2006 ou 2007 da lenda Burning Spear e estar praticamente vazio. Esses velhinhos são históricos e seus shows imperdíveis, sem contar que não os teremos para sempre. Então vá e prestigie!

Um comentário:

  1. É rocha Mario! Tinha ouvido falar desse festival.. mas nada de datas nem local. Valeu pelo toque..

    ResponderExcluir