Por Mário Oliveira
A leitura é algo que me dá grande prazer, admito que ultimamente tenho lido menos do que gostaria, pior, pela falta de tempo (blog, trabalho e estudo, mas não necessariamente nessa ordem) dificilmente consigo ler um livro em menos de uma semana, mesmo os de cento e poucas páginas.
Mas nessa semana me deparei com um livro que simplesmente devorei em dois dias, um livro daqueles que te deixam feliz com a leitura e um tanto saudosista quando acaba. Um livro que dá gosto. Um livro que me faz lembrar o porquê de ter escolhido essa área do conhecimento.
Confesso também que são poucos os livros no meu rol de notáveis. Dona Marta, do Caco Barcelos; Cem Anos de Solidão, do Garcia Marquez, talvez mais um ou dois, não me lembro muito bem agora.
Neste rol agora se encontra mais um, foi um livro que gostei tanto que resolvi compartilhar com os leitores deste blog, coisa rara mesmo, apesar de gostar muito de romances, nunca tinha parado para escrever um pouco sobre eles.
Então minha dica de leitura é esta: O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne.
Livro pequeno, não chega a 200 páginas mas simplesmente sensacional, ideal até para os que não são amantes das letras, com ele duvido que depois não passe a se interessar um pouco mais por outros títulos.
O Menino do Pijama Listrado já há algum tempo tem sua versão em filme, eu já tinha ouvido falar que o filme nem se compara com o original. Após ler o livro e mesmo sem ter visto o filme, tenho certeza disso. Dificilmente (talvez apenas um diretor genial, mas genial mesmo) se conseguiria transmitir toda emoção que o livro tem para as telas.
O livro conta a história do menino alemão Bruno, 9 anos, com um coração bom e espírito aventureiro. Tudo corre bem até que ele tem que se mudar com sua família para um lugar distante onde não há crianças para se brincar. Até que um dia, enquanto explorava, conheceu Sahuel, garoto da mesma idade, e dessa estranha amizade surge um dos melhores livros que alguém pode querer ler.
Mais do que isso não posso contar. Se informe, leia, e se você não se emocionar com essa obra, pode me cobrar porque estou apostando.
É rocha Mário! vou ler esse livro.. tenho lido bastante nesses últimos meses... terminando a faculdade: tome livro de Direito, area mais técnica mas que gosto muito, uma dica pra quem tá estudando pra concurso: Constitucional estude por Pedro Lenza ou Marcelo Alexandrino e Vicente. Mas também tenho comido outros livros de temas variados. Já dizia um louco chamado Xico Sá no seu livro Caballeros Solitários Rumo ao Sol Poente: “No hay libro, por malo que sea, que no tenga alguna cosa buena”. Concordo plenamente, pois mesmo em um livro ruim vai ter pelo menos um paragrafo que vai te servir pra alguma coisa.
ResponderExcluirSou espírita e tenho lido alguns livros tanto técnicos quanto romances, indico de cara "O livro do Espíritos" de Allan Kardec que é um livro de perguntas e respostas e um estudo cientifico e filosofico da doutrina espírita, e "E a vida continua" de chico xavier, um romance.
O código da vinci de Dan Brown é bom. Pra quem não saca Paulo Coelho achei massa "Veronica decide morrer" que inclusive saiu um filme tambem mas não vi.
Porra, por fim, tô lendo "quem ama não adoece" e indico, tive um certo preconceito de pegar esse livro pra ler (eh da minha mãe) mas tô gostando, o cara tem umas teorias da psicologia coisa e tal, meio viajado o livro tambem, e mesmo que vc não curta o livro todo lembre-se de Xico Sá.. o livro tem umas partes legais e outras não. Ele faz o cara pensar e isso é que acho massa independente se vc concorda ou não. Faloww já prolonguei demaiss haha.
Esse livro é muito bom mesmo. ganhei ele de dias dos namorados .
ResponderExcluirEu já vi o filme e achei LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Não sabia que tinha o livro!! Vou procurar p ler!! =)))
ResponderExcluirganhasse do negão né marcio?
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Amarelo é o melhor!!! hahahahahahhahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir