Por Mário Oliveira
É. Eu sei que tinha ficado de escrever uma coluna semanal sobre filmes. Bem é verdade também que o Amarelo foi o primeiro a cornetar que não tinha TV a cabo. Eis que veio a enquete com recorde de votos (acho que foram 14) e um resultado final equilibradíssimo, sinceramente ela só me deixou mais em dúvida sobre o que escrever.
Pra mim é bem difícil se fizesse a coluna apenas sobre cinema, não é fácil falar sobre filmes que não vi e/ou pouco ouvi falar. Isso não quer dizer que estou voltando atrás da decisão de escrever esta coluna, até porque cá estou, isso só quer dizer que ela será mais ampla, podendo abranger cinema, TV, DVD e o que mais eu quiser, vai depender do que eu achar que deve ser dito na semana ou do que vale a pena.
Então para reinaugurar este espaço vou falar de cinema. Mas não de qualquer cinema, não vou falar de Bastardos Inglórios nem de Se Beber Não Case, muito menos de Up – Altas Aventuras, todos filmes bem recomendados e que estão em cartaz.
Vou falar da Mostra Internacional de Cinema que teve em São Paulo. É, eu sei que já falei sobre isso, sei também que foi aqui em São Paulo, distante mais de 3.000 Km de Recife e sei também que ela já se encerrou. Mas é por isso mesmo.
Alguns dos filmes da Mostra vão ou já entraram em cartaz no circuito comercial, aqui vou listá-los sem me importar e em alguns caso saber, se são bons ou não, a intenção é mostrar os filmes da mostra. Cabe a vocês correrem atrás.
Filmes que já entraram em cartaz
Alô, Alô Terezinha! – Como se pode imaginar é um filme sobre o glorioso Chacrinha.
A Mente que Mente – Jovem estudante de direito decidi tornar-se ajudante de ilusionista.
À Procura de Eric (foto) – Com atuação do próprio Cantona, o famoso craque briguento francês, aqui ele da conselhos a um carteiro.
500 Dias com Ela - Tom formou-se em arquitetura, mas ganha a vida escrevendo cartões de felicitação. Ele vê uma chance de mudar a rotina ao conhecer a secretária de seu chefe.
Aconteceu em Woodstock - Para tentar salvar o falido hotel da família da bancarrota, jovem oferece a propriedade aos produtores de um festival de música.
Seqüestro - Documentário registra quatro anos do trabalho da Divisão Antissequestro de São Paulo.
Filmes que estão para entrar em cartaz
Abraços Partidos - Cineasta recupera a memória ao socorrer um jovem que sofre acidente similar ao que ele sofreu 14 anos antes. É o filme do Almodóvar.
Maradona – Adivinhe sobre o que é o filme.
Tókio! - São três histórias: a de uma mulher que se distancia do namorado; um arruaceiro que espalha pânico na capital Tóquio; e um jovem que vive isolado há dez anos.
Policia, Adjetivo - Ao perceber que garoto suspeito por tráfico se trata de um usuário que ofereceu maconha a dois colegas, policial se recusa a prendê-lo.
Ainda há outros filmes que entrarão no circuito a partir do ano que vem, como o comentado sul-coreano Mother e o brasileiro Os Inquilinos (esse, aliás, estou com tremenda curiosidade, tudo culpa de um senhor que ficou gritando no cinema quando fui assistir A Fita Branca, ele estava lá pra quem quisesse ouvir que foi ver 52 filmes e este foi a maior surpresa que teve), mas ai já são outros 500, fica mais para a frente.
porra.. me desculpa a ignorancia mas não sei ao certo o que é: "circuito comercial" .. quer dizer que vão para as locadoras? os que não entram no circuito comercial vão pra onde? se alguém souber explica.. esse alguém abrange vc também Mário!
ResponderExcluirTá desculpado advogado. Circuito comercial é quando os filmes entram em cartaz nos cinemas "Multiplex" da cidade. Fora do circuito comercial é quando eles ainda estão sendo exibidos em festivais ou nos cinemas alternativos, que aqui no Recife seriam o Cine Apolo, no Antigo, ou o cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby.
ResponderExcluir