Ele já foi chamado por Maradona como uma das mais gratas surpresas do futebol brasileiro, é atualmente titular absoluto do meio campo da seleção canarinho e de seu clube, a La Vechia Signora. Ele é Felipe Melo e nesta semana ganhou o Bidone D’Oro 2009, prêmio de pior jogador do ano na Itália.
Não concordo com o prêmio, mas tudo bem, já que se trata de uma premiação feita desde 2003 por uma rádio de humor de Florença, onde Felipe jogava antes e local onde os torcedores não estavam muito felizes com a sua transferência para a Juventus, o prêmio não é mesmo para ser levado muito a sério, vale lembrar aqui quem já abocanhou o Bidone: 2003, Rivaldo; 2004, Legrottaglie; 2005, Vieri; 2006 e 2007, Adriano e 2008, Quaresma que nesse ano ficou em segundo lugar, a frente de Tiago, Dida, Mancini, Huntelaar, Ronaldinho, Poulsen, Carrizo e Júlio Baptista.
Mas e se houvesse algo parecido aqui no Brasil? Como deveria se chamar o “prêmio”? Farsante de Ouro? Mascarado de Ouro? Piada do Ano? Não sei, só sei que tem gente que merecia levar esse mico para casa.
Na minha lista de fracassos do Brasileirão tem desde Castilho, goleiro uruguaio do Botafogo, passando por Elder Granja, lateral do Sport, Souza, atacante do meu Coringão, Richarlyson, volante do São Paulo, Marcinho, meia do Atlético-PR, Peter Who, também conhecido como Pedro Ken,do Coritiba, até o experiente Luiz Alberto, zagueiro do Flu que depois que saiu o Fluzão não perdeu mais e o técnico Vanderlei Luxemburgo. É claro que se pensar um pouquinho mais a gente vai achando mais umas pérolas.
Mas o vencedor para mim seria aquele que foi aclamado pela Globo: Diego Souza. Não discordo daqueles que acham que ele foi o craque do campeonato, apesar dessa frase parecer um pouco antagônica, concordo com aqueles que dizem que ele foi o autor do mais belo gol brasileiro do ano, talvez tenha sido até da década, mas meu voto tem um simples motivo.
Pra mim, craque mesmo é aquele que aparece quando se está com a corda no pescoço, que quando o time mais precisa assume a bronca e vai pra cima, mais ou menos como fizeram Conca e Fred pelo Tricolor das Laranjeiras e talvez até por isso normalmente os escolhidos nessas eleições de melhores que tem por ai são aqueles que se destacaram nas últimas rodadas (fora é claro o que na minha opinião é o prêmio mais sério de todas: a bola de Prata da Placar ESPN, que dá notas para os jogadores desde a 1° rodada).
Diego Souza pode ter feito um belíssimo campeonato até a 30° rodada, mas quando o Palmeiras precisou de um líder, cadê o futebol dele? Sumiu junto com o título do Verdão. A reta final de campeonato dele foi simplesmente ridícula pra quem até seleção mereceu. Ele não é jogador que decide.
Talvez o melhor nome para essa premiação fosse “Troféu Pipoca”.
HAHAHAHAA.. comentário bastante tendecioso hein Mário? Corintiano que és, né? hahah.. o palmeiras teve vários problemas no fim do campeonato. Simon garfou anulando aquele gol de obina que levando uma gravata cabeceou pro gol contra o fluminense. Depois esse mesmo obina meteu a mao na cara de um outro jogador do palmeiras que nao lembro o nome.. concluindo o grupo desabou na reta final, não pode culpar o cara por isso. Uma analogia: final da copa de 98, grupo completamente apatico depois do episodio de ronaldo.
ResponderExcluir